sábado, 12 de novembro de 2011

Gavetas, caixas e algo mais

 Hoje é dia de guardar as roupas no armário. Tal tarefa não é nem um pouco penosa para mim: Não sei por que, adquiri o hábito de nunca deixar meu armário bagunçado. Sendo assim é só chegar com as roupas que acabei de passar e colocar cada uma no seu lugar. As blusas de malha coloridas possuem sua gaveta, bem como as pretas ou brancas e a lingerie, não esquecendo as roupas de ginástica e os pijamas. Os cabides são organizados num “tom sobre tom” que às vezes chego a pensar que tenho TOC! Sou uma alucinada com gavetas, caixas e repartições. Acredito que já dei algum tipo de caixa para quase todas as minhas amigas. Adoro organizar as coisas. Os CDs, na estante em ordem alfabética e os livros em ordem de tamanho, “para ficar mais bonito”, costumo dizer para mim mesma. 

Alguém que não conheça muito bem esse meu mundo particular, pode vir a acreditar que é tudo essa perfeição. Entretanto, ao se adentrar um pouco mais nesse mundo, pode-se perceber que há meses venho adiando a arrumação “caixa de contas”, que é como chamo a caixinha que guarda a caderneta de anotações, cheques e cupons fiscais. Sei que vou gastar horas com aquela tarefa e que não será nada fácil mensurar todos os gastos. Entender e controlar minha vida financeira. Não sei se já li em algum lugar, ou se desenvolvi a teoria sozinha: Penso que todo mundo tem seu lugar de caos, de desordem, por mais organizado que seja. Pode ser uma gaveta, um cômodo da casa, uma área de sua vida. No meu caso, é a caixa de contas. Olho para ela, para os boletos, comprovante de pagamento e faturas que vão se acumulando, e adio a arrumação para o próximo final de semana. No mais, tudo organizado: Por espécie, cor e tamanho. Na vida também poderia ser assim.
São tantos aspectos que compõem o que chamamos que vida: tem a fé, a família, a amor, a profissão, a cultura, os sonhos. Seria bom se a vida fosse um grande armário cheio de gavetas. Assim, poderíamos organizar tudo, separar por cores, bem como privilegiar as partes que mais gostássemos, deixando nas gavetas mais acessíveis, bem como deixar certos assuntos guardados em gavetas bem afastadas, para que só fôssemos mexer quando fosse para arrumar, ou para jogar fora, como se faz com os comprovantes de pagamento antigos.
É. A vida e mais complexa que isso. Entretanto, hoje, às voltas com vestidos, calças jeans e camisetas, decidi agir como se fosse assim mesmo um armário: Vou cuidar da minha fé, da minha profissão, da minha família, do meu sonho de conhecer Londres. Outras coisas vou guardar numa gaveta bem alta do meu coração. E só quando eu estiver inspirada, quando eu souber o que fazer com aquilo, volto a mexer nessa gaveta. Daí, minha vida vai ser mais organizada, assim como meu armário.

Além disso, ao cuidar das outras gavetas, posso aprender coisas novas que me ajudarão depois, quando enfim encarar aquela que deixei de lado por um tempo. Mexendo em outras gavetas, posso de repente perceber que superestimei a importância daquela outra, ou que ela é mais importante que eu pensava, e não consigo viver sem mexer ali. De uma forma ou de outra, há inúmeros assuntos, e inúmeras gavetas para cuidar. Não é possível ficar só andando em círculos em volta de apenas uma, ainda mais quando não se sabe o que fazer com seu conteúdo.

Um comentário:

  1. Sempre que consigo vencer o desânimo e arrumo “aquela” gaveta, caixinha, pasta, etc; a sensação de triunfo é tão boa que muitas vezes prometo que não demorarei a repetir a tarefa, pois ela não foi tão penosa quanto havia imaginado. Mas tem algumas gavetas que viram fantasmas em minha vida, nem arrumo, nem me esqueço dela. A principal delas sem dúvida á o meu TCC do curso de Direito, virou carma! Não consigo ler, pensar, desejar, iniciar... só de mencionar me dá angustia! Essa gaveta fica pra depois, pois, a minha vida não é tão arrumada quanto o seu armário!

    ResponderExcluir

Voltei. Tava com Saudade.

Hoje eu voltei. Voltei porque senti saudade. Saudade do tempo que eu podia chorar no seu ombro as minhas mágoas, filosofar minhas ide...